SOCIEDADE E CAPITALISMO NA VISÃO DE MARX E WEBER
NA VISÃO DE MARX E WEBER
SÃO PAULO
2014
Na visão de Karl Marx Desde jovem Marx se preocupava com a exploração do trabalho do homem, que não sente prazer em trabalhar e acabava se submetendo a tal para garantir sua sobrevivência. Já naquela época, Marx percebeu que o resultado do trabalho acaba, em sua maior parte, nas mãos dos donos do capital. Interligando os dois fatos, sociedade e trabalho, Marx sempre buscou uma solução para esta situação de exploração. Na busca por uma resposta analisou a história da humanidade até a sociedade capitalista, a estrutura dessa sociedade, chamada de classes sociais. Com isso Marx cria a sua teoria na qual, indicava uma nova sociedade, onde todos os homens tivessem a possibilidade de desenvolver seu potencial de forma plena, em diferentes aspectos, fazendo do ser humano um ser integral.
Na visão de Weber
A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder que passa por todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. O poder não decorre somente da riqueza e do prestígio, mas também de outras fontes, tais como: a tradição, o carisma ou o conhecimento técnico-racional. Para Weber o trabalhar vem daquele mesmo esquema: mercadoria – dinheiro – mercadoria. Esquema que orienta o capitalismo. O trabalhar para arrecadar e produzir para vender. Max Weber explica que essa mentalidade acumulativa surge da Religião e esse pensamento religioso é protestante. Na ética católica o trabalho é uma maldição, em contrariedade com a protestante, na qual o trabalho é uma forma de glória ao homem.
O pensamento liberal do início da era moderna indica que, caracterizadamente, no começo do capitalismo, alguns homens enriqueceram e outros que não quiseram trabalhar, empobreceram.
Conclusão
Após pesquisa podemos dizer que a teoria de Marx tem muito a ver com a realidade na qual vivemos, afinal,