Desenvolvimento Econômico segundo Kalecki
Sem sombra de dúvidas, Kalecki foi um dos maiores economistas do séc. XX, que se concebeu teorias e pressupostos polêmicos e de grande impacto sobre a economia, também foi relegado quase ao ostracismo pelas demais correntes de pensamento econômico. Poucos foram aqueles que se engajaram no estudo aprofundado de suas proposições, até hoje pertinentes e aplicáveis à economia vigente.
Por isso, cabe que se faça uma revisão teórica de seu trabalho, verificando os pontos em que o autor trata sobre o desenvolvimento econômico. Para fazer frente ao objetivo deste trabalho, far-se-á uma revisão bibliográfica do autor nos principais aspectos de sua teoria, que de alguma forma tangem a questão do desenvolvimento de economias, sejam capitalistas ou socialistas, sejam desenvolvidas ou subdesenvolvidas.
Kalecki contribuiu para a compreensão de como opera e se desenvolve a economia capitalista através de sua formulação e seu aprofundamento do princípio da demanda efetiva. Para entender a magnitude de sua contribuição, faz-se necessário observá-la dentro da história do pensamento econômico. Portanto, far-se-á nesta seção, inicialmente, uma breve revisão da teoria clássica. Após, serão observadas as contribuições de alguns autores sobre a teoria econômica, como Malthus, Marx e Keynes, que dismitificam alguns pressupostos da teoria clássica. Após, será feito um pequeno resumo da obra de Kalecki.
Na última seção deste artigo, tratar-se-á de apontar os principais pontos da teoria de Kalecki que abordam de forma mais específica o que tange o desenvolvimento econômico.
1) História do Pensamento Econômico
1.1) Teoria Clássica
Em sua obra “A Riqueza das Nações”, de 1776, Adam Smith havia intercedido a respeito da importância da frugalidade para o progresso econômico, ou seja: quanto maior a poupança (dos capitalistas), maior seria a acumulação de capital e, logo, o progresso desejado.
Este pregava enquanto condição a acumulação à constituição de uma poupança