Michal Kalecki
Unidade Cachoeira do Sul/RS
Administração Rural e Agroindustrial
Introdução ao Pensamento Econômico
Cachoeira do Sul
2015
INTRODUÇÃO
Assim como John Keynes e Karl Marx, expoentes economistas e pensadores sociais dos séculos dourados da teoria econômica que se passaram, o polonês Michal Kalecki também muito contribuíra para o estudo e desenvolvimento da Ciência Econômica. Suas maiores contribuições deram-se através de sua preocupação com o crescimento e o os ciclos das economias capitalistas, expondo assim suas inferências na obra “Teoria da Dinâmica Econômica”, de 1952.
Sendo oriundo da escola marxista e contemporâneo de Keynes, Michal Kalecki tinha como preocupação adicional o desemprego, capacidade ociosa e a queda do nível de renda nacional, logo, para explicar de forma rica e pura o crescimento, utilizou-se das teorias de ciclos econômicas com uma novidade que o diferenciava de Keynes e todos seus contemporâneos e antepassados preocupados como mesmo assunto, fazendo uso da departamentalização da economia em três setores divididos em duas classes sociais: capitalistas e trabalhadores.
Kalecki deu importantes contribuições para a teoria econômica do desenvolvimento, o que o coloca entre os fundadores dessa área. Em primeiro lugar, ele indica que o problema crucial da economia subdesenvolvida é diferente do problema dos países desenvolvidos ao contrário das economias desenvolvidas, não conseguem absorver toda a mão de obra disponível e, em consequência, o padrão de vida é muito baixo.
1. Michal Kalecki
Michal Kalecki nasceu em Lodz, em 22 de junho de 1899. Estudou na Escola Politécnica de Varsóvia e depois na de Gdanski, mas não chegou a graduar-se. Seu primeiro título acadêmico ele o obteve aos 57 anos de idade, quando, já internacionalmente reconhecida, o governo polonês o nomeou professor universitário; e em 1964 a Universidade de Varsóvia lhe conferiu o título de doutor honoris causa.
Foi um