Roldanas
INSTITUTO FEDERAL DE ENGENHARIA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA
ROLDANAS
Adenilson
Anívila
Arthur Heillon de Oliveira Figueiredo
Euduardo Calmon
Gustavo Camilo
Ianca Alberta Caires
Matheus
Mayanne Tatielle Silva
Pablo Rodrigo
Sandra Mara Silva
Janaúba
2015
1 – OBJETIVOS
1.1 - Objetivo geral
Verificar a eficiência de um sistema mecânico de polias.
1.2 - Objetivo específico
Comparar a medida da força motriz (ou potente) fornecida pelo dinamômetro em relação ao sistema de polias obtendo apenas uma polia fixa, com a força peso obtida a partir da fórmula F = massa x gravidade;
Verificar que a força para levantar pesos (força motriz ou potente) pode ser reduzida através de um sistema mecânico de polias.
2 – RESUMO
Roldanas, também conhecidas como polias, são utilizadas em um sistema, de duas formas: fixas ou móveis. São utilizadas para ganhar em agilidade e/ou praticidade em trabalho de massas. Na roldana fixa há um equilíbrio entre duas forças: força potente e força peso (ou resistente). Sendo assim, a polia fixa comporta-se como alavanca interfixa de braços iguais, onde não se ganha em força nem em deslocamento. E a polia móvel (ramos paralelos) comporta-se como alavanca inter-resistente cujo braço da potência é o dobro do braço da resistência (VM = 2), nela se ganha em força e perde-se em deslocamento.
3 - INTRODUÇÃO As roldanas ou polias servem para mudar a direção e o sentido da força com que se puxa um objeto (força de tração). São compostas por um disco que gira em torno de um eixo que passa pelo seu centro. Este disco tem uma abertura lateral chamada gola, por onde passa a corda que liga as forças que atuam dos 2 (dois) lados da mesma. As roldanas podem facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira com que elas são interligadas (TOFFOLI, 2006).
Existem dois tipos de roldanas: fixas e móveis. Na roldana fixa, o eixo fica fixo em um