Química dos carboidratos
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Bioquímica e Farmacologia
Disciplina: Bioquímica Médica I
Professora: Dra. Salete Maria da Rocha Cipriano Brito
Reações de Caracterização de Carboidratos Lucas Arrais Chaves Nascimento
Teresina, Junho/2013
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são uma das quatro classes principais de biomoléculas, juntamente com proteínas, ácidos nucleicos e lipídios. Eles também podem ser chamados de sacarídeos, glicídios ou hidratos de carbono. Esses compostos orgânicos apresentam múltiplas hidroxilas e podem ser aldeíticos (aldoses) ou cetônicos (cetoses), dependendo da localização da carbonila na molécula. Eles compõem a maior parte da matéria orgânica do planeta, devido a seus vastos papéis em todas as formas de vida (STRYER, 2008).
Essa classe de biomoléculas é composta principalmente pelos elementos químicos carbono (C), oxigênio (O) e hidrogênio (H). Mas elementos como enxofre (S), fósforo (P) e nitrogênio (N), também podem compor os carboidratos. Muitos desses compostos são gerados através da gliconeogênese -a partir de substâncias mais simples como glicerol, lactato, piruvato e aminoácidos glicogênicos- ou são produzidos pela fotossíntese -a partir de CO2 e H2O na presença de energia luminosa.
Certos carboidratos (açúcar comum e amido) são a base da dieta na maior parte do mundo e a oxidação dos carboidratos a principal via metabólica fornecedora de energia para a maioria das células não-fotossintéticas (LEHNINGER,2002). Além da função alimentícia e energética, os glicídios possuem diversas outras funções. Algumas delas são: estrutural -como na parede celular de vegetais e bactérias-; mediadora de interações celulares; reconhecimento celular –como no glicocálix-; dentre outras funções.
Os carboidratos são classificados em três tipos principais: monossacarídeos (ou oses),