beleza natural
Análise da Cultura Organizacional do Beleza Natural.
Neste trabalho usaremos este sistema de definições de Schein (2004), ou seja, vamos identificar quais são os pressupostos básicos formuladores da cultura do Beleza
Natural a partir dos valores e crenças existentes, dos artefatos e expressões culturais da organização e do papel da liderança como gênese da cultura organizacional. Os demais autores estudados auxiliaram na interpretação e organização das informações sobre a cultura do Beleza Natural.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0612019/CA
5.1
A Cultura Organizacional do Beleza Natural e o ciclo de vida da empresa.
Apesar de já existir há mais de dez anos, o Beleza Natural experimentou seu maior crescimento, passando de um modesto salão para uma rede de sofisticados hipersalões, nos últimos cinco anos, multiplicando por 5 o seu número de empregados e com planos de continuar este crescimento vertiginoso nos próximos anos. Podemos então classificar a empresa dentro de um esquema de ciclo de vida de uma organização como uma empresa em desenvolvimento que ainda não alcançou a maturidade.
A cultura tem sido um fator importante neste processo e a chave e a figura heróica da Zica, como exemplo de superação e inspiração para os funcionários, encontra-se espalhada por todo estabelecimento em grandes posters e backlights. Por trás do exemplo da Zica surge o primeiro pressuposto básico da cultura do Beleza Natural:
Tudo é possível com esforço e dedicação. Toda funcionária sonha em ser uma Zica e a empresa explicitamente alimenta este sonho.
O crescimento da empresa implica em um desafio: a necessidade de preenchimento de posições de gerencia e funções técnicas próprias de uma grande empresa,(contabilidade, finanças, marketing e recursos humanos), isso tem trazido profissionais com um perfil diferente do perfil atual da maioria do corpo funcional da empresa, onde mesmo as gerentes de loja são oriundas de um processo de ascensão