beleza natural
Muitos anos antes da segmentação de produtos e clientes ser um assunto corriqueiro e bastante discutido no Marketing de hoje, uma rede de salão de beleza carioca começava a montar uma história de sucesso ao investir em público restrito e incomum: mulheres do cabelo crespo e ondulado.
Hoje contando com sete lojas, o Beleza Natural já prepara-se para abrir novas unidades em Nova Iguaçu e São Gonçalo, no interior do Rio de Janeiro, e expandir o espaço da loja de Niterói. Com um crescimento de 45% ao ano, a rede trabalha com o público-alvo de um milhão de pessoas no território carioca: mulheres de 20 a 45 anos, na classe C, de cabelos crespos e ondulados. São 55 mil mulheres que se dirigem todo mês a uma de suas unidades.
A história do Beleza Natural confunde-se com a trajetória profissional de Heloísa Assis. Após tentar seguir carreira em diversas profissões, decidiu ser cabeleireira. Percebendo uma demanda reprimida de produtos para cabelos crespos e ondulados que fosse além do alisamento, Zica, como é mais conhecida, criou uma fórmula exclusiva para relaxamento desse tipo de cabelo após dez anos entre tentativas e acertos. A fórmula hidratava o cabelo e o deixava com poucos cachos e baixo volume.
Primeira loja funcionava nos fundos de outro salão de beleza
Percebendo uma boa oportunidade de negócios, Zica e seu marido, Jair Conde, propuseram uma sociedade a Rogério Assis e Leila Velez, respectivamente irmão e cunhada de Zica, para a abertura de um salão de beleza voltado a clientes com esse tipo de cabelo. O Super-Relaxante, como ficou sendo chamado o produto, foi aperfeiçoado e patenteado junto com um laboratório químico.
O novo empreendimento funcionava, curiosamente, nos fundos de um outro salão de beleza convencional no bairro da Muda, zona norte do Rio de Janeiro. O sucesso trouxe o aumento de demanda, tornando a primeira unidade do Beleza Natural pequena demais. A loja então