Pressupostos do Currículo Integrado
Orientadora de Estudos: Marcia Ferreira Zart
Nome do cursista: Monique Mortari
Caderno nº:4
Lages, 01 de outubro de 2014
RELATÓRIO SÍNTESE INDIVIDUAL – Resumo do caderno 4
Caminhos para a aproximação do conhecimento das diferentes áreas: o trabalho como principio educativo e a pesquisa como princípios pedagógicos.
A base da concepção de ensino médio é a relação entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Uma unidade nessa relação trata-se das dimensões sociais. A formação humana coincide com a capacidade única de este ser transformar a realidade e, por consequência a si própria.
A produção da existência humana, portanto, se faz mediada em primeira ordem, pelo trabalho. Uma característica inerente ao ser humano do agir sobre o real, apropriando-se de seus potenciais e transformando-o. É inerente a espécie humana e primeira mediação na produção de bens, conhecimentos e cultura. A segunda dimensão está o trabalho nas suas formas históricas, que na sociedade capitalista caracteriza-se pelo emprego assalariado, visando satisfazer suas necessidades básicas. Nessa base da produção humana esta o desenvolvimento econômico com formas especificas de utilizar a força de trabalho produzindo valores de uso e troca (mercadorias) e a partir dessas a riqueza (e a pobreza) social. Apropriar-se de conhecimentos necessários ao desempenho dessa atividade é necessário. Se a educação básica é o processo pelo qual as pessoas tem acesso aos conhecimentos e a cultura da sociedade através da formação específica elas se apropria mais imediatamente com os conhecimentos do mundo da produção. A educação que tem o trabalho como principio educativo, portanto, compreende que o ser humano é produtor de sua realidade e por isto se apropria dela e pode transforma-la. Somos sujeitos de nossa historia e de nosso conhecimento. Isto traz implicações pedagógicas concretas. Poderíamos nos perguntar sobre como