pressao arterial
Piauí – UNINOVAFAPI
Curso: Nutrição; 3 Período
Disciplina: Fisiologia Humana
Professora: Franciléia Nogueira
Controle da Pressão Arterial a longo prazo pelos rins
TERESINA - PI
2013
Pressão arterial (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias.
A PA é pulsátil porque, a cada batimento cardíaco, uma pequena quantitade de sangue é bom beada pelo coração para a aorta. Após cada contração cardíaca, a pressão, nas condições normais, aumenta até cerca de
120 mmHg, que corresponde á pressão sistólica. Nos intervalos entre os batimentos cardíacos, visto que o sangue continua a fluir das grandes artérias para a circulação sistemica, a presão cai para cerca de 80 mmHg, valor da pressão diastólica. A pressão arterial média é a pressão que determina a intensidade média do fluxo sanguíneo pelos vasos sistemicos.
Para assegurar que o fluxo sanguíneo na circulção sistemica não aumente ou diminua devido às pressões variáveis, é extremamente importante que a pressão arterial média seja regulada de modo a ter valor muito constante. Isso é conseguido por meio de um complexo de mecanismos que envolvem o sistema nervoso, os rins e diversos mecanismos hormonais.
Os rins são responsáveis quase que inteiramente pelo controle a longo prazo da pressão arterial. Atuam por meio de dois mecanismos muito importantes para o controle da pressão arterial:
Mecanismo hemodinâmico
Mecanismo hormonal
O mecanismo hemodinâmico atua quando a pressão arterial aumenta acima do normal, a pressão excessiva nas artérias renais faz com que o rim filtre quantidades aumentadas de líquido e, portanto, que também excrete quantidades aumentadas de água e sal. A perda dessa água e desse sal diminui o volume sanguíneo, o que faz com que a pressão retorne aos valores normais. De modo inverso, quando a pressão cai abaixo do valor normal, os rins retêm água e sal até que a