Presidencialismo x parlamentarismo
Toda concepção do Presidencialismo é baseado na harmonia de três poderes:O Poder Executivo,O Poder Legislativo e O Poder Judiciário,exercidos respectivamente,pelo Presidente de República,pelo Parlamento e pelo Supremo Tribunal.Nenhum pode impor-se ao outro ou tentar superar os demais .E para manter esse equilíbrio,há um sistema de freios e contrapesos pelo qual um poder controla o outro e cada um depende um dos outros dois.
O presidencialismo é eleito democraticamente através do povo. No entanto, a grande maioria da população vota em seus candidatos sem a mínima noção de como funciona o sistema político em questão. Como sabemos, o Brasil é uma república federativa presidencialista. República, porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário; federativa, pois os Estados são dotados de autonomia política; presidencialista, porque ambas as funções de Chefe de Governo e Chefe de Estado são exercidas pelo Presidente da Republica.
Já o Parlamentarista que tem a função de aprovar os projetos de lei,assim como os orçamentos que fixas as despesas,sendo assim controla o Executivo e o Judiciário .Porém o presidente da República que escolhe os nomes dos membros do Supremo Tribunal, controlando o Judiciário. Mas o Legislativo deve aprovar esses nomes, controlando o Executivo e o Judiciário. O Judiciário é que julga a aplicação das leis, podendo até mesmo suspender sua execução.
Sendo o Presidencialismo chefe de Governo e de Estado que escolhe os chefes de grandes Departamentos.Tem o dever de cobrar uma administração publica mais eficiente para satisfazer melhor as necessidades sociedade,tais como : Educação,Saúde,Habitação e Segurança dentre outros. Apesar das ineficiências mencionados acima,o Presidencialismo é o caminho mais certo para governar o