Presidencialismo x parlamentarismo
O presidencialismo é um sistema de governo onde o líder do poder executivo (o presidente) é escolhido pelo povo.
O presidente como chefe de Estado define os chefes dos ministérios, já o Legislativo, o judiciário e o Executivo são independentes e funcionam em harmonia, tendo como base doutrinária a teoria política de separação controle recíproco dos poderes.
No presidencialismo, o presidente não é subordinado ao Parlamento como também não pode interferir nele. Cabe ao presidente escolher os ministros, liderar a política da nação, responder pela administração e decisões nos setores do executivo.
No Parlamentarismo, o Poder Legislativo (que é o parlamento) apóia de forma direta ou indireta o poder executivo (exercido pelo primeiro ministro), que depende do poder do parlamento para ser formado e para governar.
No parlamentarismo o primeiro ministro pode ser trocado com certa rapidez e o parlamento pode ser destituído, o que o torna mais flexível que o presidencialismo, pois no presidencialismo, na maioria dos casos, o presidente cumpre seu mandato até o fim,mesmo com crises políticas.
O Brasil experimentou a monarquia, o presidencialismo e duas ditaduras: uma civil e outra militar.
Atualmente no presidencialismo, não temos um Brasil de Esquerda ou de Direita, muitos partidos perderam seu foco, seu ideal, buscando o oportunismo de conquistar e manter-se no poder, dando espaço a corrupção.
Votos são trocados por cargos, por dinheiro e diversas outras vantagens.Critérios políticos são utilizados para definir conselheiros, desembargadores e ministros dos tribunais.
O eleitor não consegue votar em idéias e programas e muitas vezes acabam por votar no “menos ruim”.
O Parlamentarismo é adotado pelas nações mais democráticas do mundo e sua democracia é mais direta e menos representativa.
Os eleitores votam em programas e não em pessoas. O mandato pertence ao partido e não ao político, ou seja, se não é cumprido pelo governo e