Parlamentarismo x presidencialismo
Diante da situação em que se encontra hoje o país , quando o assunto se trata de política a crise aqui encontrada é pior do que qualquer outra crise, pois esta é responsável pelo governo e bom andamento do patrimônio nacional.
Assim como a forma de governar, também evoluiu a forma como as pessoas lutam pela democracia. Isso nos leva a pensar que na hora de escolher quem será o responsável pelo controle do nosso patrimônio, é indispensável o uso de critérios rigorosos para que não sejamos posteriormente condenados pelas nossas próprias escolhas.
Se optarmos pelo parlamentarismo como forma de governo, estamos apostando numa forma de controle que a princípio parece ser segura por conter elementos de maior conhecimento trabalhando ao nosso favor: isso é um equivoco. A situação está fora de controle e já não há mais tanta preocupação com a totalidade. Pessoas que buscam objetivos próprios e se esquecem da sua função como representante da sociedade não estão aptos para estar à frente de tal controle, verdade essa que poucos cidadãos percebem e deixam de gerar grande influencia a população que busca e exige resultados de seus representantes.
Por outro lado o presidencialismo que antes era tratado como governo ditador, unificação de poder, hoje a luta pela democracia chegou ao ponto que não podemos dizer que está perfeito, porém são mais claras as informações que nos levam a entender como anda a situação do patrimônio nacional. Um direito que conseguimos com tanta luta e o que, mesmo que há um único Ser no domínio do poder, este é eleito pela democracia, o que o obriga á nos prestar contas evidenciando os fatos que nos diz respeito ou está sujeito ao julgamento. Não significa que não há falhas, mas está exposto a um cerco maior, diferentemente do parlamento que tem seus membros escolhidos a dedo e que na maioria das vezes são membros do mesmo grupo que busca interesses próprios.
De nada adianta muito planejamento e pouca execução,