Psicologia social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL
Rejane de Sousa Silva RA: 3373586159
Olivia Dias do Amaral RA: 3368577447 Sergisnara P. de Santana RA: 3369578395
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia social”, sob orientação do professor-tutor à distância Helenrose Pedroso.
BRASÍLIA
2012
Introdução
Iremos, nas páginas a seguir, expor o que traçamos nas breves leituras, pesquisas e discussões.
Falaremos sobre o conceito de humilhação social e invisibilidade pública e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana.
Dentro deste ensaio colocaremos a nossa visão acerca do sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos principalmente trabalhadores que exercem um trabalho considerado desqualificado.
Humilhação Social – Um Problema Político em Psicologia
José Moura Gonçalves Filho
Instituto de Psicologia – USP
Com a pobreza vem também a exclusão social, sentida freqüentemente pela classe pobre que é invisível aos olhos da sociedade. A exclusão gera grandes obstáculos sociais, onde o pobre é sempre visto como um ser inferior a prestar serviços e receber ordens com exigências e reclamações, onde o trabalhador é tratado rigorosamente, é angustiante o sentimento de não possuir efetivamente direitos e de não existir no meio de outras pessoas. A humilhação social conhece, em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propô-la como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológico e político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo, em seu corpo e gestos, e também reconhecível em seu mundo, em seu trabalho e em seu bairro. Para o estudo da humilhação social, um dos temas da psicologia social, é