Parlamentarismo x presidencialismo
266 palavras
2 páginas
O parlamentarismo apresenta-se como solução para as crises do presidencialismo, mas o que garante que o regime parlamentar não apresentará crises maiores ainda? No parlamentarismo o primeiro ministro não é escolhido pelo povo e sim pelos próprios parlamentares. Por um lado, essa eleição seria feita por pessoas conscientes e que não seriam compradas por projetos sociais como o “Bolsa família” por exemplo que mostra-se com a intenção de erradicar a fome no Brasil, mas seu único objetivo é o de fazer política! Mas por outro lado, infelizmente não podemos confiar nas pessoas que se mostram cheias de boas intenções! O “escolhido”, pode não ser o melhor para o povo, mas sim o melhor para aqueles que o escolheram. Pode haver unificação dos poderes para um só, o qual irá governar sem um tempo fixo de mandato e ainda poderá eleger seu sucessor, com apreciação do parlamento. Ou seja, quer o povo goste ou não, se for “do agrado” do parlamento, este fica por tempo indeterminado! Resumindo, eles é quem mandam e nós somos os que obedecem!
No presidencialismo, o governo é eleito pelo povo. E embora a grande maioria já ter provado, através das últimas escolhas por voto, que aceitam ser “comprados” pelos projetos sociais e outros por benefícos pessoais (afinal todos agem por interesse próprio), este regime apresenta-se de forma mais democrática e a reeleição é obtida conforme o interesse (coprado ou não) do povo.
Então, continuemos com o presidencialismo, assim o governo finge que age pela vontade do povo e o povo finge que acredita. Ao menos não corremos o