Pluralidade cultural: trabalhando com crianças de quatro a cinco anos
RESUMO
Será tratado a Pluralidade Cultural na Educação Infantil com crianças de quatro a cinco anos de idade.
O objetivo será analisar materiais sobre o assunto, como trabalhar em sala de aula no dia a dia com crianças da faixa etária.
Serão analisados materiais didáticos, o RCN, matérias de Literatura Infantil, Vygotsky (1998), será feito uma investigação com observações de pessoas que trabalham com Educação Infantil nessa faixa etária.
Com está pesquisa esperar-se apresentar formas de trabalhar a Pluralidade Cultural de forma interessante e atrativa para os alunos.
Palavras-chave: pluralidade cultural, crianças, escola.
INTRODUÇÃO A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal. Enfrentar o desafio de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula para a mobilização das potencialidades não é tarefa fácil, pois muitas vezes a escola encontra dificuldades em trabalhar com este tema, onde as diferenças tornam-se grandes problemas ao invés de oportunidades de aquisição do conhecimento alheio. O professor necessita levar em consideração o conhecimento prévio de cada aluno, respeitar as diferentes culturas e apresentar aos alunos a pluralidade cultural para que todos possam reconhecer valorizar e respeitar, o professor tem o papel de apresentar o assunto e gerar interesse. O trabalho foi feito utilizando materiais sobre a pluralidade, a Literatura Infantil que tem um papel fundamental, pois nessa faixa etária o aluno adquire novos conhecimentos com mais facilidade