Presidencialismo E Parlamentarismo
Tanto o parlamentarismo como o presidencialismo tem problemas em varias áreas, mas o lado bom do parlamentarismo é que se não estivermos satisfeitos com o primeiro ministro podemos troca-lo com facilidade, já no presidencialismo não temos esse poder, pois votamos em determinada pessoa para assumir o cargo por 4 anos consecutivos, e se ele(a) deixar na deixar a desejar em seu governo, não podemos fazer nada, a não ser esperar acabar o mandato dele de 4 anos e eleger outra pessoa.
O parlamentarismo é concentrado tudo em apenas no parlamento, já no presidencialismo o poder é dividido em três departamentos, Executivo, o Legislativo e o Judiciário, e toda a harmonia se baseia nesses três poderes.
Hoje em dia é difícil escolher entre um e outro, pois, ambos têm problemas e algumas dificuldades, mas também tem seu lado positivo. Mas, em minha opinião o parlamentarismo é melhor que o presidencialismo, pois você tem como opinar no mandato de determinada pessoa, e se não estiver satisfeita é só eleger uma nova, mas como no Brasil é através do presidencialismo, não temos escolha e a cada mandato que passa nos deparamos com dificuldades que parece que a cada dia piora mais e não temos o que fazer. O jeito é aprendermos a votar de forma mais consciente para não evitarmos decepções futuras com promessas e propostas que sabemos que não se cumpriram.