Presidencialismo vs Parlamentarismo
Devido a aceleração repentina da era da tecnologia, as empresas deparam-se com o desafio de estar totalmente preparadas para mudanças significativas. Na próxima década e depois, avanços rápidos e contínuos na capacidade de produção são requisitos fundamentais, não apenas para a competitividade, mas também para a sobrevivência da empresa. Dentro da Fábrica do Futuro o ser humano será uma espécie em vias de extinção. Quem visitar as suas instalações, terá dificuldade em encontrar a presença humana, restando apenas o nome do humano responsável pelo desempenho de uma ou várias máquinas nos postos de trabalho das mesmas.
As máquinas estarão a produzir sozinhas, e quando alguma irregularidade surgir elas terão a capacidade de pedir auxilio humano, alertando o seu responsável para que este possa intervir.
Como será a Fábrica do Futuro
A Fábrica do Futuro possuirá um sistema de fabrico ágil e flexível que desenha, produz, e entrega produtos de alta qualidade satisfazendo as exigências do cliente e a baixo custo de produção.
A fábrica do futuro pode ser vista como sendo uma fábrica completamente integrada, onde subsistemas tais como os fornecedores, plantas, e outros estarão todos interligados através da utilização de redes internas e externas.
A integração será a chave para o sucesso onde a tecnologia de informação conduzirá todos os processos.
Diagrama de funcionamento da fábrica do futuro
Fatores a ter em conta para a Fábrica do Futuro
Há certos fatores ter em conta dentro das fábricas, que irão influenciar a fábrica do futuro. Estes fatores são resultado direto do aumento de produtividade e das novas tecnologias. Os principais fatores são:
Ciclos de vida dos produtos mais curtos, não propriamente devido degradação do material, mas devido à desatualização;
Novos materiais estão constantemente a ser selecionados em detrimento de outros mais convencionais;
Maior utilização da eletrônica, esta é uma área que cresce a um ritmo muito