preservação
O modelo de desenvolvimento econômico vigente no mundo nem sempre vai de acordo com a preservação ambiental. Com o confronto inevitável entre o modelo de desenvolvimento econômico vigente, que valoriza o aumento de riqueza em detrimento da conservação do meio ambiente, surge a discussão sobre como promover os recursos naturais de uma forma racional e não predatória. Estabelece então, discussão que esta longe de chegar ao fim ! será necessário impor limites ao crescimento ? de qualquer forma muitos concordam de que a sociedades deve impor regras ao crescimento, á a exploração e a distribuição dos recursos a fim de garantir as condições de vida no planeta.
A diferença entre crescimento e desenvolvimento é que o crescimento não leva a igualdade social, pois não se interessa com nada alem as produção de riquezas. O desenvolvimento também se preocupa com a geração de riquezas, mas tem o objetivo de distribuí-la pela população e leva em consideração a qualidade ambiental do planeta.
Partindo dessa definição, pessoas que buscam o crescimento econômico, esquecem do estado em que se encontra o planeta nos últimos tempos e seus métodos de produção, não são aqueles esperados para um futuro melhor e também para um desenvolvimento sustentável. Isso ficou claro na fala do ex- presidente dos Estados Unidos, George Bush “ Somos os maiores poluidores do mundo, mas se for preciso poluiremos mais para evitar uma recessão na economia americana”. O resultado dessa fala e também de outras atitudes irracionais, será visto em um futuro não muito distante, mas hoje já é possível observar o aumento da temperatura terrestre, que leva a destruição da camada de ozônio. Sua formação há 400 milhões de anos foi fundamental para o desenvolvimento da vida na terra e indispensável para sua continuidade.
Porem existem empresas que buscam e estão preocupados com o desenvolvimento que já adotaram uma produção que gera menores impactos ao meio ambiente, um