Gregor Samsa
Gregor Samsa, um jovem que mora junto com seus pais e sua irmã, caixeiro viajante, leva a vida a trabalhar, exaustivamente, se sente sobrecarregado pela profissão e desmotivado pelo dia a dia cansativo das atividades laborais que cumpre rigorosamente, sente-se reduzido a um inseto e sempre está a ouvir queixas e recriminações do Sr Gerente que cobra sempre melhor desempenho ameaçando-o de dispensa e de cobrar antiga dívida que o Senhor Samsa num momento aflitivo contraiu. A Senhora Samsa, mãe de Gregor; sofre de asma e também gorda mãe faz os serviços domésticos, Grete, a irmã, é ainda uma criança que sonha em ser violinista, o que veem a ser impossível pela atual condição financeira da família.
Ele sonhava em mandar a irmã para uma universidade estudar violino, pois acreditava no talento dela, esse ocorreres leva a Gregor tomar para si a responsabilidade de proporcionar a todos melhor alimentação, moradia decente e confortável, e isso lhe exigia uma rotina muito severa de trabalho.
Em uma determinada manhã não se levanta para o trabalho pois acorda estranho, com dores no corpo, sentindo-se impossibilitado a cumprir a sua rotina de trabalho, mesmo sendo pressionado pela família e pelo seu chefe, não encontrava forças para se colocar de pé e pronto à encarar as pessoas e as obrigações do trabalho. Gregor não consegue abrir a porta do quarto como a família o pressiona, então, preocupados decidem chamar o médico e um serralheiro até que alguém consegue abrir a porta e deparam com um inseto grande e asqueroso em que ele havia se transformado, havia sofrido uma metamorfose, se tornado um inseto mas ainda agia e pensava como ser humano.
Embora pense que é um sonho, é uma real metamorfose que acaba complicando ainda mais sua vida. Perante o seu estado, houve estranhamento e repulsa por parte da família e do gerente da firma assim não podendo ir trabalhar, pois após a revelação, mês ele