A adaptação da criança na educação infantil.
RESUMO
O presente trabalho trata sobre o ingresso da criança na Educação Infantil, e evidencia que a vida escolar traz inúmeros desafios, destacando a adaptação da criança que, uma vez muito conflituoso e conturbado pode representar para a criança, uma negatividade em relação à escola e seus objetivos. Assim, este artigo faz uma abordagem de como pode ser possível incentivar através das escolas de Educação Infantil a socialização, a criatividade e o exercício consciente da cidadania não sendo apenas um lugar de brincadeiras e cuidados, mas um espaço para o desenvolvimento das capacidades e habilidades das crianças.
PALAVRAS-CHAVE: Adaptação, Família, Socialização.
1. INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho é trazer à reflexão pais, famílias e educadores a respeito da importância da adaptação das crianças que ingressam na Educação Infantil e os meios facilitadores desse processo de adaptação e socialização, tais como o apoio e a interação da família com a escola, e as brincadeiras utilizadas pelos professores. Aborda os seguintes problemas: ao se falar em adaptação na Educação Infantil, como esta pode ser trabalhada no cotidiano escolar? Qual o papel do professor nessa adaptação? E como a família pode contribuir nesse processo?
Possui como objetivos compreender como é feito o trabalho com as crianças na Educação Infantil visando à adaptação e a socialização, e também sobre suas finalidades. Como a Educação Infantil foi sendo formada no mundo e como foi formada no Brasil. Aborda também sobre a preparação do educador no trabalho com a Educação Infantil, o acompanhamento familiar e a utilização das atividades de brincadeiras. Segundo Bee (1996, p. 112), “quanto mais tempo uma criança ficar com outra, mais social ela se tornará”. O desenvolvimento deste trabalho foi embasado em pesquisa bibliográfica.
2. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO