Artigo
Este artigo propõe uma prática de produzir intervenções. Envolver alunos, pais, educadores, a equipe diretiva , onde são levados em conta todos os segmentos que caracterizam participação mútua. Orientado pela Tutora:Andiara Gomes de Sousa (DRE).
Multiplicadora: Eusébia de Araujo P. Noleto.
2014
Resumo
Este artigo trata da questão da adaptação de crianças em CMEIS, instituição escolar da rede do município de Palmas To. É um processo de mudança e renovação na vida da criança, dos pais, familiares e professor. A criança pode apresentar inúmeros sentimentos como tristeza e insegurança entre outros. Tudo depende da recepção e planejamento da professora titular, ou seja, as professoras.
Palavras-chave: adaptação escolar, educação infantil, mudança na vida da criança.
1 INTRODUÇÃO
São muitos os autores que falam sobre o processo de adaptação da criança, e como este processo é doloroso tanto para os pais quanto para a criança e a professora. Ao longo da história da Educação Infantil, o processo de adaptação era encarado pelos profissionais como sendo um período de tempo e espaço onde os profissionais tinham como seu grande objetivo fazer a criança parar de chorar. Como afirma Balaban (1988, p. 25), a separação é uma experiência que ocorre em todas as fases da vida humana.
A separação afeta as crianças. Afeta os pais. Faz brotar sentimentos nos professores. O início da vida escolar pode ser uma ocasião excitante ou também uma ocasião agradável. Junto com aqueles que realmente estão encantados por estarem iniciando sua vida escolar, existem frequentemente outras crianças chorando ou pais tensos e nervosos. (BALABAN, 1988, p. 24) Sendo assim, este artigo se justifica pela grande importância do processo de adaptação de crianças na Educação Infantil, tendo como objetivo: Identificar as possíveis razões do choro da criança nesse período de adaptação, descrever