Preservação
Conservação - É um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Restauração - É um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
Conservação Preventiva - A conservação preventiva atua na busca de medidas que previnam danos ou reduzam a ação de potenciais riscos nas coleções, minimizando a deterioração para evitar tratamentos invasivos de estabilização. Sua ação é mais focada em coleções, e não em objetos individuais, e seus métodos são baseados no conceito de que os danos e a degradação das coleções podem ser substancialmente reduzidos, através do monitoramento dos fatores ambientais. Fazem parte dos cuidados de conservação preventiva, principalmente o controle dos fatores ambientais, a exposição, o acondicionamento, a armazenagem, o preparo e atendimento a desastres e a reformatação quando o objetivo é a proteção do original e proteção das coleções de outros danos de natureza física e química.
Papiro - era produzido a partir de uma planta nativa
Pergaminho - a partir do couro de animais jovens
Papel - fibras de cânhamo e do algodão (início); Bambu, amoreira, juta, linho, cana, talos do trigo e do arroz (posteriormente);
Séc. XIX - Substituição de trapos de linho e algodão por fibras vegetais ricas em celulose e adequadas para a fabricação do papel.
- Principal componente do papel: celulose
Conservação Preventiva
- Reconhece que é impossível “eliminar totalmente as causas do processo de deterioração dos documentos”;
- Podemos