Presenteismo
Tetracloreto de carbono, também conhecido por outras designações, é um composto orgânico com a fórmula química CCl4. É um reagente usado na química sintética e foi muito usado como agente extintor e como agente refrigerante. É um líquido incolor com um cheiro adocicado e característico, que pode ser detectado a baixas concentrações.
História e Síntese
O tetracloreto de carbono foi sintetizado originalmente por reação do clorofórmio com o cloro pelo químico francês Henri Victor Regnault, mas hoje em dia é sintetizado a partir do Metano:
CH4 + 4 Cl2 → CCl4 + 4HCl.
A produção utiliza frequentemente sub-produtos de outras reações de cloração tais como os resultantes da síntese do Diclorometano e Clorofórmio.
O Tetracloreto de carbono foi adicionado ao Protocolo de Montreal na emenda de Londres em 1990. A sua produção e comercialização está proibida nos países desenvolvidos desde 1996. Proibição essa que será extensível aos países sub-desenvolvidos em 2010. Produz séria contaminação e é portanto considerado prejudicial à saúde.
Em Cubatão, a fábrica da Rhodia que o produzia contaminou seus trabalhadores e teve que ser fechada. Alguns trabalhadores contaminados fundaram o que hoje é a Associação de Combate aos Poluentes Orgânicos Persistentes.
Sustentibilidade
É absorvido pelas vias pulmonar, cutânea e ingestão. Sua taxa de biotransformação é baixa, sendo que 30 a 50% do ingerido ou inalado é eliminado sem alterações na expiração.
Efeito da inalação: Tonturas,sonolencia,dores de cabeça,nauseas e vomito
Efeito da pele: Vermelhidão e dor, Efeito dos olhos: Vermelhidão e dor
Efeito da ingestão: Dores abdominais e diarreia
Exames solicitados:
Hemograma completo; Provas coagulação; Glicemia;Provas de função renal;Provas de função hepática; Enzimas musculares; Urinalise; Gasometria arterial; Eletrólitos
Alterações do nível plasmático de sódio (hiper e hiponatremia)
Equipamentos de proteção individual
Mascara luva e vestuário de