Absenteísmo e Presenteísmo nas Empresas
E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Área: Gestão Empresarial
SUMÁRIO
1 DEFINIÇÃO DE ABSENTEÍSMO 7
1.1 O QUE É O ABSENTEÍSMO 7
1.2 CAUSAS DO ABSENTEÍSMO 8
1.3 ABSENTEÍSMO VS. PRESENTEÍSMO 8
1.4 COMO A GESTÃO PODE INFLUENCIAR NO ABSENTEÍSMO 9
2 CONSEQUENCIAS DO ABSENTEÍSMO 11
2.1 DEMISSÕES E ALTO NÍVEL DE TURNOVER 13
3 ABSENTEÍSMO TEM SOLUÇÃO 14
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo apresentar o tema proposto em questão e desenvolvê-lo de acordo com pesquisas feitas embasadas em livros e/ou experimentos de outros pesquisadores.
A estratégia de pesquisa é exploratória, onde que, a partir de estudos bibliográficos, são apresentados alguns itens para a contribuição de conhecimentos das causas e conseqüências do absenteísmo em geral nas empresas atualmente.
PALAVRAS-CHAVE: Absenteísmo; Gestão de pessoas; Turnover.
1 DEFINIÇÃO DE ABSENTEÍSMO
Muito comum atualmente nas empresas, porém, por diversas vezes não é tratado em nível da importância que deveria pelos respectivos gestores. O absenteísmo torna-se freqüente em diversas empresas do mercado de trabalho, qualquer que seja sua área de atuação, em diferentes níveis.
O tema em questão é foco de pesquisas de profissionais na área de medicina, saúde e segurança do trabalho. Pouco detectado como situação problema por gestores e/ou líderes de pessoas, os fatos causadores do absenteísmo podem ser ignorados e, conseqüentemente, tornarem-se irreversíveis em questão das ações dos funcionários, gerando assim, demissões e alto turnover1 entre as empresas.
O termo ‘absenteísmo’ originou-se da palavra ‘absentismo’, que é aplicada aos proprietários rurais que abandonam suas terras para viver em cidades. No período industrial, o termo é bastante usado para classificar alto índice de faltas de funcionários de uma determinada empresa (Quick & Lapertosa, 1982).
1.1 O QUE É O ABSENTEÍSMO
O absenteísmo ou absentismo é usado para designar a