Psicologia do trabalho
Durante os estudos de pesquisa percebe-se que é ressaltado por muitos estudiosos,
que o absenteísmo teve seu inicio, ou seja, surgiu com a chegada da revolução industrial, a qual apresentava características incompatíveis com o bem-estar do trabalhador,deste modo, trata-se de um problema que até nos dias de hoje gera transtornos para sociedade, que sem o cuidado especial das empresas o afastamento é evidente.
A palavra absenteísmo é uma palavra de origem francesa (absenteisme) que
significa pessoa que falta ao trabalho por diversos motivos, motivos esses provocado pelo trabalhador que por cansaço psicológico disponibiliza de atestado médico falso e diversas desculpas como atraso do transporte entre outros mais.
CAUSAS
Uma das causas chamadas forçadas é a relação entre os próprios
colaboradores,depressão, estresse, mal estar , excesso de trabalho e até carga horária acumulada. O absenteísmo é dividido por duas partes, absenteísmo voluntário e o absenteísmo involuntário, o absenteísmo voluntário é aquele caracterizado pelas as ausências programadas ou previstas como férias e folgas. Já o absenteísmo involuntário é as faltas não programadas, ou seja aquelas ausências que com problemas de saúde ou problemas pessoais inclusive familiares faz com que o colaborador não cumpra com seus serviços na organização.
PRESENTEISMO
Presenteismo é a falta do colaborador na empresa, não corpo físico mas a mente. O trabalhador se desenvolve com todas as diretrizes de trabalho, pontuação nos horários, compromissos corretos, conforme rege o contrato de trabalho mas não produz o que lhe devia, pois sua mente esta desgastadas com motivos pessoais,como doenças infecciosas, com a gripe e sinusites ou desvio psicoemocionais como estresse, depressão, problemas domésticos que envolvem a família , mau relacionamento com chefes e outros colaboradores e desmotivação são os mais comuns.
COMPROMETIMENTO DO TRABALHADOR
Ao iniciar a dia na empresa se