Preparo de soluções
TECNOLOGIA DA PARAÍBA
COORDENAÇÃO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
PRÁTICA PROFISSIONAL III
PREPARO DE SOLUÇÕES
Lílian Mamedes de Santos - 20102440250
Paulo Ricardo Alves da Silva - 20102440276
Prof.ª Maria de Fátima Vilar de Queiroz
João Pessoa, 04 de outubro de 2011.
Objetivo
Aprender a preparar uma solução de uso comum no laboratório. As soluções a serem preparada serão o Ácido sulfúrico e Hidróxido de sódio, ambos a 10%, utilizando-se dos cálculos necessários para realizar a solução.
Fundamentação Teórica
O preparo de soluções é de fundamental importância tanto na química como na biologia e na física, passando por diferentes processos industriais e chegando a ser preparada até mesmo em nossas casas, como no preparo de suco, por exemplo. Esses processos envolvem as mais complexas técnicas até as mais simples. O artigo SOLUÇÕES: SOLUTO, SOLVENTE, CONCENTRAÇÃO E CURVA DE SOLUBILIDADE, do professor de química e física, Fábio Rendelucci nos mostra que aproximadamente 90% das reações químicas acontecem com os reagentes dissolvidos em algum líquido. Muitas das coisas que consumimos também são soluções. Daí a importância de entendermos as soluções.
O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Na natureza raramente encontramos substâncias puras. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme. De acordo com SARDELLA (2007), numa solução sempre nos deparamos com dois importantes fatores: o que dissolve que chamamos de solvente e outra é que dissolvida que chamamos de soluto. Dependendo da quantidade de soluto que uma solução contém, podemos classificar as soluções em três tipos básicos. É importante ter em mente que existe um limite para a quantidade de soluto que pode ser adicionado a um determinado volume de solvente e que chamamos isso de