preparo de soluções de Sulfato de Cobre
O preparo de soluções é uma das formas mais eficazes de se entender como duas ou mais substâncias com uniformidade de propriedades podem se misturar. Visto isso, nesta prática, observamos como o soluto (material encontrado disperso na solução) e o solvente (substância que efetua a dissolução) se comportam dentro da solução através de cálculos de concentrações e diluições. Entende-se como funciona o fator de diluição, que tem profunda importância na adição de solvente puro à solução; como o volume da solução aumenta, sua concentração diminui proporcionalmente. Além disso, poderemos analisar como misturas de duas ou mais soluções de mesmo soluto reagem entre si.
A concentração de soluções é uma medida quantitativa que indica a proporção direta entre soluto e solução. Há várias unidades para a medição da mesma.
2.Objetivo
O objetivo é preparar soluções do sal sulfato de cobre penta hidratado(CuSO4.5H2O) em diferentes concentrações e após o preparo comparar os resultados a partir dos cálculos realizados e os padrões fornecidos no laboratório.
3.Procedimentos
1. Preparo de Soluções
Duas soluções de CuSO4.5H2O foram preparadas para servir como ponto de partida para todas as seguintes soluções (Solução 1 e 2).
Solução 1:
Um béquer de 50 mL foi colocado em uma balança analítica e tarada. Após, foram adicionado pequenas quantidades do sal, até que se atingisse a massa desejada. Utilizando 3,75g do sal, aproximadamente 20 mL de água deionizada foram adicionadas ao béquer, onde a solução foi homogeneizada com a ajuda de um bastão de vidro. Tal solução foi transferida para uma proveta de 50 mL e complementados até atingir a marca de 30 mL. Depois de tampado, a solução foi novamente homogeneizada.
Ao final, foram transferidos 10,0 de mL da solução preparada, com uma pipeta graduada de 10 mL para um tubo de ensaio. A solução foi comparada com o padrão fornecido.
Solução 2:
Utilizando um béquer de 50 mL, foram medidos 2,50g do sal. Cerca de 30 mL