Relatório de Química
QUÍMICA GERAL E APLICADA
ANDRÉ DE SOUZA LISBOA
ELTON FERREIRA MONTEIRO
RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO-SOLUÇÕES
Belém
2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
QUÍMICA GERAL E APLICADA
RELATÓRIO DAS AULAS PRÁTICAS NO LABORATÓRIO-SOLUÇÕES
Relatório referente à aula experimental de laboratório desenvolvida pela turma do 1º Semestre/2012 do curso de Engenharia de Controle e Automação, respectivo a disciplina Química Geral, sob a orientação da Profª , como parte da nota da 2º Avaliação.
Belém
2012
INTRODUÇÃO
Na natureza, raramente encontra-se substâncias puras, frequentemente os sistemas são formados por mais de uma substância, chamadas de misturas, e quando homogêneas são denominadas de soluções. Depreende-se então que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias quando apresentam um aspecto uniforme.
Diversas reações químicas são realizadas utilizando os reagentes dissolvidos em solventes, ou seja, em solução. O solvente tem a função de facilitar o contato entre as partículas que irão reagir.
A água é considerada um importante solvente capaz de dissolver um grande número de outras substâncias. Por isso ela é conhecida como solvente universal e as soluções em que ela age como solvente são chamadas de soluções aquosas.
Freqüentemente o aquecimento pode aumentar a solubilidade de uma determinada substância em um dado solvente. Há substâncias que são solúveis em um determinado solvente no qual outras são insolúveis. Isso varia de acordo com a natureza da matéria do elemento e com as forças das ligações soluto-soluto, soluto-solvente, e solvente-solvente.
A - Relação entre as quantidades das substâncias quando