preparo de solucoes
Materiais utilizados: balão volumétrico, vidro relógio, bastão de vidro, espátula, balança, pissete com água destilada, becker, funil, NaCl 0,9gr
Procedimentos realizados: Foi pesado na balança de precisão, 0,9 gr de NaCl e diluído no Becker com uma parte de agua destilada (aproximadamente 30 ml), e misturado com o bastão de vidro. Logo após a solução foi colocada no balão volumétrico e acrescentada mas agua destilada, ate que atingiu 100ml de solução fisiológica.
Resultados: formação de soro fisiológico
Conclusão: O soro fisiológico é uma solução isotônica quando comparado aos líquidos corporais, que apresenta 0,9% em massa, de NaCl em água destilada, em outras palavras, em cada 100 mL de água encontram-se dissolvidos 0,9 gramas do sal.
Não se sabe ao certo quando surgiu o soro fisiológico, mas acredita-se que foi durante a pandemia de cólera ocorrida na Europa durante o século XIX. Por meio de exames realizados no sangue de pacientes com a enfermidade, constatou-se uma perda de 28% do plasma, resultando em um sangue mais denso e escuro. Para restabelecer sua densidade e cor, foi sugerida a aplicação intravenosa de uma solução aquosa com sais oxigenados.
Essa teoria deu início à reposição hídrica e eletrolítica do sangue. Os pesquisadores passaram a administrar injeções intravenosas, em pacientes com cólera, com soluções 0,9%, resultando, muitas vezes, na melhora dos mesmos.
Diversas soluções foram produzidas por diversos pesquisadores, sendo que em 1896 foi criada uma solução similar a 0,9%, havendo outras soluções criadas até 1932. A partir daí, a solução de 0,9% é utilizada até os dias atuais.
Todavia, a utilização do soro fisiológico não limita-se apenas à reposição de íons de sódio e cloro, em casos de desidratação. Possui um amplo campo de utilização na medicina, como:
•Higienização nasal: para pacientes com resfriado, gripes ou alergias;
•Limpeza de