Preparo de meio de cultura e técnica de purificação de espécies
Em laboratório, os microrganismos são cultivados ou desenvolvidos em material nutriente denominado meio de cultura, os microrganismos tal como outros organismos vivos necessitam de obter os nutrientes apropriados para o seu desenvolvimento. Assim se queremos cultivar e manter microrganismos vivos em laboratório necessitamos de colocá-los em meios de cultura, contendo os nutrientes apropriados para o seu crescimento. Logo devido à grande diversidade de espécies de microrganismo, requer também que se obtenham meios de cultivos diferentes, adequando cada meio ao tipo de espécie que se deseja cultivar.
Os microrganismos na natureza normalmente existem em culturas mistas, com muitas espécies diferentes ocupando o mesmo ambiente, portanto após escolher ou receber o espécime a ser estudado procede-se ao isolamento em meios sólidos apropriados.
Neste trabalho abrangeremos dois tipos de meios de cultivo sólido, o meio de cultura Ágar triptona de soja(ATS) e o meio de cultura Agar padrão e aplicaremos três técnicas de purificação (isolamento) de espécies de bactérias feita por semeadura por estria, a técnica da estria simples, a técnica da estria composta e a técnica por risco.
Materiais e Métodos
Para realizar o preparo de 100 ml de meio de cultura Ágar padrão foram utilizados: Extrato de levedura .................. 0,25g
Peptona .................................... 0,5g
Glicose ..................................... 0,1g
Ágar ......................................... 1,5g
Água destilada ............................ 100 ml
Os ingredientes foram pesados e colocados em um erlenmeyer, onde foram misturados a água destilada.
Para realizar o preparo de 100 ml de meio de cultura Ágar triptona de soja(ATS)foram utilizados:
Peptona de soja ........................ 0,5g
Peptona de caseina ...................1,5g
NaCl.......................................... 0,5g
Ágar ......................................... 1,5g
Água