Produção de penicilina
ANTIBIÓTICOS
-Antibióticos são produtos do metabolismo secundário que inibem o processo de crescimento de outros organismos, mesmo quando usados em baixas concentrações.
-A inibição do crescimento de um microrganismo por outro em culturas mistas já é conhecido de longa data.. O mais famoso exemplo é a inibição de crescimento que foi observado por
Alexander Fleming 1929, quando o crescimento de Staphylococcus em placa de Petri foi inibida por uma cultura contaminante de Penicillium notatum.
-O contaminante Penicillium produziu o antibiótico penicilina.
-A produção comercial da penicilina e de outros antibióticos reprenta a mais dramática das estórias no desenvolvimento da microbiologia industrial.
-A penicilina foi o primeiro antibiótico a ser produzido industrialmente. Muito do que se aprendeu na transformação das observações laboratoriais de Fleming numa operação de larga escala, economicamente viável, pavimentou o caminho para a produção de outros agentes quimioterápicos, a medida que foram descobertos.
-Atualmente, aproximadamente 6000 dessas substâncias são conhecidas, no mínimo 91 são produzidas comercialmente por fermentação. Outros 46 antibióticos semi-sintéticos tem aplicações clínicas. Cloramfenicol e pirrolnitrina foram originalmente descobertos como compostos microbianos, mas agora são produzidos quimicamente em laboratórios.
-Os grupos microbianos produtores de antibióticos:
Antibióticos são produzidos por bactérias e fungos.
Nos fungos, apenas os antibióticos produzidos pelos fungos da divisão Ascomycotina e fungos imperfeitos são de importância prática. Apenas 10 dos antibióticos fúngicos conhecidos são produzidos comercialmente, e apenas as penicilinas, cefalosporina C, griseofulvina e ácido fusidico são clinicamente importantes.
Nas bactérias, existem alguns grupos taxonômicos importantes que produzem antibióticos. A grande variedade na estrutura e número de antibióticos é encontrado nos Actinomicetes, especialmente no gênero