Preparação e Diluição de soluções
PREPARAÇÃO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
CÁLCULO DE CONCENTRAÇÕES
ESTER DO VALLE
IZABELLA CRISTOFALO DE ARAÚJO
MARCILENE MATOS DE SOUZA
MARCOS AURÉLIO
MARIA SELMA VIEIRA
PRISCILA MOLENA BARBOSA
VALDINEI MOREIRA
27 DE FEVEREIRO DE 2014
Objetivo
Encontrar a concentração comum, concentração molar e, o título da solução de CuSO4.5H2O.
Resumo
Os reagentes utilizados foram o soluto sulfato de cobre pentaidratado e o solvente, água destilada. Os dois procedimentos foram a pesagem da solução (água destilada + sulfato de cobre) com o auxílio de uma balança analítica, pois exibe certa precisão nos algarismos e o outro procedimento seria a diluição dessa solução para observar diferentes concentrações, mais e menos diluída.
Introdução
Concentração de uma solução é a relação entre a quantidade do soluto e a quantidade do solvente ou da solução. Uma vez que as quantidades de solvente e soluto podem ser medidas em massa, volume ou quantidade de matéria (número de mol), há diversas unidades de concentração de soluções. As mais utilizadas são a concentração comum, a concentração molar e a composição percentual (titulo).
A chamada concentração comum de uma solução é dada pela razão entre a massa do soluto, m, em gramas (g) e o volume, v, da solução em litros (L). A unidade usual é g/L, a do Sistema Internacional (SI) é kg/m³:
(concentração comum)
A concentração molar ou molaridade é dada pela razão entre a quantidade de matéria, n, do soluto em mol (mol) e o volume, v, da solução em litros (L). A unidade usual é mol/L ou M (lê-se "molar"), a do SI é mol/m³:
(Concentração molar)
E o título ou porcentagem em massa é dado pela razão entre a massa do soluto, m, em gramas (g) e a massa da solução, m, em gramas (g). Sua unidade é adimensional, pois o título representa porcentagem e para obter basta multiplicar a razão mencionada por 100.
(Porcentagem em massa)
Materiais e Métodos
Materiais