neoroanatomia
Função: Elabora atos, reflexos rege a atividade de função a tão importante para a vida como a respiratória e do coração. Controla a respiração o ritmo dos batimentos cardíacos e do coração, controla a respiração, o ritmo dos batimentos cardíacos e certos reflexos (deglutinação, vômito, tosse e o piscar de olhos. Fascículo longitudinal medial, tracto córtico espinhal - Funículo córtico espinhal, funículo lateral.Formado por grosso feixe de fibras que formam bordas laterais da metade do VI ventrículo, fletindo-se dorsalmente para penetrar o cerebelo.
Ponte
Núcleo de nervos cranianos, pendúclo cerebelar médio, que penetra no hemisfério cerebelar correspondente. Nervo trigêmeo, pendúculo cerebral. Núcleo conclear audição e vestibulares – recebe estímulos originados na parte vestibular do ouvido interno. Núcleo pontino.
Núcleo coclear: audição (nível do pendúculo cerebelar) feixes aferentes espinhais, iriam cruzar o plano mediano formando o corpo trapezóide. Núcleo vestibulares: localizado no assoalho do IV ventrículo, são quatro os núcleos lateral, medial, superior e inferior, recebe estímulos originados na parte vestibular do ouvido interno.
Mesencéfalo
Função: extremidade rostral dos colículos superiores, relaciona-se com o controle de reflexão das pupilas. Colículo Superior: relaciona-se com a visão, clículo inferior: relaciona-se com a audição.
Base do pendúnculo cerebral – formada pela grande quantidade de fibras descendentes, principalmente as fibras dos tractos cortico-espinhal , córtico nuclear e córtico-pontino.
Interpõe-se entre a ponte e o cérebro, do qual é separado por um plano que liga os corpos mamilares, pertencentes ao diencéfalo, à comissura posterior. O tegmento é separado da base por uma área escura, a substância negra, formada por neurônios que contêm melanina. Tecto mesencéfalo, apresenta quatro eminências arredondadas, os colículos inferiores e superiores, o corpo pineal e nervo tronclear.
Medula
Ascendentes
-