Desenhos e suas praticas
Curso de Pedagogia
TRABALHO DE DIDÁTICA
Pará de Minas
2013
Abordando diferentes tipos de desenhos as práticas educativas
O desenho é considerado uma importante prática pedagógica na aprendizagem durante por a passagem da criança pelo ensino infantil.
Para representar um salto qualitativo na aprendizagem, as crianças atribuem diferentes papéis ao desenho, e com isso é considerado importante para as diversas estratégias em seu estágio de desenvolvimento.
Elas buscam o real como referência para desenhar, e conforme a escola usa os desenhos como ferramentas para construção de conhecimentos, expande na criança estes.
Ao desenhar relacionam-se ao seu conhecimento objetivo e imaginário. E quando ela desenvolve diversas representações envolvem recursos ilusórios, como um artista.
O desenho espontâneo propicia conhecer o universo simbólico temático e conceitual da criança, e é ela quem escolhe o que quer desenhar, de acordo com seus interesses naquele momento. O professor naquele momento encontra uma ferramenta para perceber a fase de desenvolvimento do aluno, conhecer uma visão de mundo através do desenho, a psicomotricidade e a personalidade da criança.
Alguns testes são feitos em crianças para analisa-las de acordo com suas evoluções e maneiras de se expressarem através dos desenhos.
Na história, o desenho é considerado uma atividade que consiste a pessoa ler a uma criança e depois, a criança simbolizar o que ouviu no papel através do desenho. O objetivo é observar como a criança reconstitui a história contada e quais as relações que ela estabelece entre suas vivências, a história e sua representação no desenho.
Já o desenho de observação é realizado com objetos ou imagens. O objetivo da atividade é examinar o que as crianças pensam sobre as transformações que acontecem com a imagem observada após registrá-las em desenho.
A relação desenho/aprendizagem na educação infantil