preparação e diluição de soluções
Centro Universitário – São João da Boa Vista
22 de maio de 2007
Preparação e diluição de soluções
Engenharia Química
Introdução
Soluto, solvente e solução
Soluções são misturas uniformes, com a mesma composição em toda mistura. É o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanômetro (10 Angstrons). A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e ao microscópio), por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos). A substância que é dissolvida é o soluto e a substância em que o soluto se dissolve é chamada de solvente.
Se denomina solvente, dissolvente ou dispersante aquela substância que permite a dispersão de outra substância em seu meio . Normalmente o dissolvente estabelece o estado físico da dissolução. Por isso, se diz que o dissolvente é o componente de uma dissolução que está no mesmo estado físico que a dissolução. Numa dissolução de água e sal de cozinha, a água é o solvente porque dispersa no seu meio o sal. A água é um solvente inorgânico, chamado frequentemente de "solvente universal" pois é usado para dissolver muitas substâncias.
Se chama soluto ou disperso à substância minoritária numa solução ou, em geral, a substância de interesse. O mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida (sem que se forme uma segunda fase).
A solução também pode apresentar-se nos três estados da matéria. É importante destacar que soluções gasosas são formadas apenas por solvente e soluto gasosos.
Concentração
A quantidade seja do soluto, do solvente ou da solução numa amostra depende do tamanho dessa amostra. Todavia, a razão entre a quantidade de soluto e a quantidade de solvente, ou de