Preparação e diluição de soluções
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
RODOLFO ANDRÉ DOS SANTOS
PREPARAÇÂO E DILUIÇÂO DE SOLUÇÕES
Campina grande
2008
ROTEIRO DO RELATÓRIO: PREPARAÇÃO E DILUIÇÃO DE SOLUÇÕES
1. INTRODUÇÃO Ao introduzir esse trabalho, enfatizar-se-á a importância das soluções referente ao cotidiano, devido o grande contato que se tem com as mesmas. Diariamente entra-se em contato com as soluções onde quer que se esteja, desde a água que se bebe até o ar que se respira. A partir de tal ponto pode-se deduzir quão importantes são as soluções para com a vida.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA Tem-se por soluções, toda substância que, além de ser composta por dois ou mais componentes, apresenta aspecto homogêneo quer macro ou microscopicamente. Os compostos de uma solução são denominados soluto e solvente. Soluto é todo composto de uma solução que se apresenta em menor quantidade, ao passo que solvente é todo aquele que se apresenta em maior quantidade. Um processo freqüente no que diz respeito às soluções é a diluição, que consiste na adição de solvente, afim de que se diminua a concentração de tal solução.
2.1 Classificação As soluções podem ser classificadas de quatro formas: quanto ao estado físico, quanto à condutividade elétrica, quanto à concentração e quanto à solubilidade. Quanto ao estado físico tem-se que estas podem ser sólidas (ligas metálicas), líquidas (álcool comercial), gasosas (ar atmosférico). Quanto à condutividade elétrica temos que se caracterizam de acordo com a natureza do soluto, de modo que estes podem ser iônicos ou moleculares. Caso seja iônico, em contato com água, esta se dissocia originando íons, que se movimentam livremente conduzindo corrente elétrica. Caso este seja covalente, em contato com água este se ioniza (no caso dos ácidos de Arrhenius) gerando também corrente elétrica, mas com menos intensidade