PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
S.B.G.
P.H.A.P.T.N.
PRATICA 04 – PREPARAÇÃO, PADRONIZAÇÃO E ANÁLISE VOLUMÉTRICA
Relatório de Pratica de Laboratório de Química
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Química
CURITIBA/PR
2014
1 - INTRODUÇÃO
O experimento realizado consistiu de três etapas. Primeiramente, empregou-se o processo de dissolução ao adicionar HCl concentrado em água deionizada para diminuir a sua concentração.
Em seguida, na segunda etapa, o processo utilizado foi a titulação - determinação da concentração de uma substância em uma solução a partir de uma solução padrão (volume e molaridade conhecidos) - para determinar a concentração molar real de HCl na solução da etapa 1.
Finalmente, na etapa 3, conecida a concentração molar real do HCl, foi utilizada essa substancia para titulação da Soda Caustica através da dissolução da mesma em água deionizada. Determinando assim a concentração de NaOH na soda caustica.
2 – MATERIAIS E MÉTODOS
- 1 bureta de 25ml;
- 2 copos de béquer de 100ml;
- 1 funil de vidro haste curta;
- 1 balão volumétrico de 250ml;
- 2 Erlenmeyers de 250ml;
- 1 pipeta volumétrica de 10ml;
- 1 pipeta graduada de 5ml (MP);
- frasco lavador;
- suporte universal;
- 1 garra para bureta;
- HCl concentrado 37% em massa (capela);
- metil-orange;
- solução de Na2CO3 (0,05 mol/L);
- solução de soda cáustica comercial (0,0904 mol/L em NaOH);
No experimento 01 foi preparado uma solução de HCl:
a) Calculou-se o volume de HCl concentrado, através dos dados contidos no rótulo do frasco desse ácido (37% em massa) disponível na mesa do professor, para preparar 250ml de solução de ácido clorídrico 0,1 mol/L.
b) Preparou-se essa solução de HCl de aproximadamente 0,1 mol/l, com um auxílio da pipeta graduada de 5 ml, transferiu-se o volume de ácido clorídrico concentrado encontrado anteriormente para um balão volumétrico de 250 ml. Fechou-se o balão e o agitou para