Padronização
Tentando esclarecer, no preparo das soluções de grande maioria das substâncias (ex.: NaOH), são cometidos desvios de pesagem, alterações nas características das mesmas (por exemplo, o NaOH reage com o dióxido de carbono do ar), hidratação das mesmas (para as "higroscópicas", por exemplo). Portanto, é necessário uma correção na concentração destas soluções: a padronização. Por meio da padronização, obtém-se um "fator de correção", que servirá como fator de ajuste do volume das soluções padronizadas, quando estas forem utilizadas em futuras análises titulométricas.
Especificamente, no caso de soluções de NaOH, a padronização com hidrogenoftalato de potássio (substância primária, como acima descrito) é uma referência comum na literatura sobre este tema
A padronização de uma solução tem pro finalidade determinar aconcentração real de um soluto em uma solução.
Conhecer a concentração real é importante quando a solução será utilizada para fins quantitativos, ou seja, ela será usada para análises quantitativas como por exemplo em titulações.
A padronização, também chamada de fatoração, é feita por compraração com uma outra solução padronizada ou por titulação ou comparação com um padrão primário.
Um padrão primário é um composto com pureza suficiente para permitir a preparação de uma solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade da substância, seguida pela diluição até um volume definido de solução. A solução que se obtém é uma solução padrão primária.
Um padrão secundário é uma substância que pode ser usada nas padronizações, cujo teor da substância ativa foi determinado pela comparação