Determinação teor ácido cítrico no limão
Preparação de uma solução de hidróxido de sódio e sua padronização
Análise do sumo de um limão: determinação de ácido cítrico
Docentes: Drª Maria do Amparo e Drª Diana Pinto
Introdução
O hidróxido de sódio é uma das bases mais utilizadas nas titulações, no entanto, é higroscópico, ou seja, tem tendência para absorver humidade e, quando em solução, reage facilmente com o dióxido de carbono do ar, tornando-se difícil obter hidróxido de sódio sólido puro, pelo que é necessário a sua padronização. O ácido clorídrico, por ser um ácido estável e a sua concentração rigorosamente conhecida, é considerado uma solução padrão.
A titulação é uma técnica usada para estudar quantitativamente as reações de neutralização ácido-base por ser considerada das técnicas mais rigorosas. Quando é necessário calcular a concentração de uma solução desconhecida recorre-se à titulação. Para tal é necessário um matraz, com a solução de concentração desconhecida mas volume conhecido (titulado), tendo também algumas gotas de um indicador ácido-base, e uma bureta com uma solução de concentração e volume conhecidos (titulante). Adicionando a solução da bureta à do matraz é possível observar, a certo momento, a mudança de cor da solução contida neste, percecionando o ponto final do indicador.
A realização desta técnica exige vários cuidados pois, não obstante ser bastante rigorosa, também são usados reagentes bastante fortes. Assim sendo, torna-se necessário manusear com cautela os reagentes envolventes, evitando o seu contacto direto com a pele e a inalação de gases provenientes destes.
Sendo os indicadores ácido-base substâncias que apresentam cores distintas em meio ácido e básico, é possível a deteção do ponto final pela variação brusca de cor da solução. O ponto de equivalência é o ponto em que o número de moles de OH- iguala o de H+, ou seja, ocorre a neutralização da solução. No entanto, como este não é cabalmente percetível numa