Au prati
Nesse relatório a será apresentado os princípios da titulometria e que o método titulométrico a ser empregado dependerá da substancia que se quer titular. No caso, será usado o método de titulometria por neutralização, pois será titulado ácido e base.
Será visto que indicador é a substância que, graças à mudança de cor, indica o ponto de equivalência, o qual é o ponto em que o número de mols de H + fica igual ao número de mols de OH-. Será observado que o ponto de equivalência em um uma titulação, refere-se ao momento em que o titulado reagiu completamente com o titulante, é determinado pela mudança da coloração , no caso, será mudado para rosa claro da solução e pode ser conseguido quando se adiciona à mistura da reação um indicador, o qual representa a mudança de cor a um pequeno excesso do ácido ou da base. Será notado que é no ponto de equivalencia que deve terminar a titulação.
Para monitorar o processo da reação pode ser usado um medidor de pH.
O relatório também apresentará os processos de titulação graficamente. A curva de titulação é um gráfico de pH em função do volume de titulante adicionado. Foi concluído que o experimento foi realizado com sucesso, pois o gráfico coincide com o gráfico da literatura.
II INTRODUÇÃO
Análise volumétrica refere-se a todo procedimento em que se mede o volume de um reagente usado para reagir com o analito.
Volumetria é um processo de química quantitativa na qual se encontra a titulação que é utilizada para se determinar a concentração de um reagente conhecido.
Titulação é a operação em que se adiciona, gota a gota, a solução padrão à solução problema até o ponto de equivalência de ambas.
Padronização de solução é a determinação exata de sua concentração e que pode ser obtida através da titulação e da volumetria.
Em uma titulação são adicionados pequenos volumes da solução de reagente, o titulante ( reagente ou solução, cuja concentração é conhecida) ao analito, o titulado (composto ou solução,