Confiabilidade
RESUMO
Diante de um mercado altamente competitivo, onde os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, e os produtos, por sua vez, cada vez mais complexos, as empresas vêm sentido a necessidade de modernização das suas linhas de produção; entretanto mostra-se necessário que tal modernização venha acompanhada de procedimentos que, baseados em informações quantitativas, sejam capazes de otimizar a utilização e a manutenção desses novos meios produtivos.
Nesse sentido, impulsionada pelo surgimento de softwares, especialmente desenvolvidos para facilitar a resolução de cálculos e para gerar relatórios instantâneos, a engenharia de confiabilidade vem ganhando cada vez mais destaque, uma vez que tem como principal objetivo estabelecer, através de modelos estatísticos, o tempo no qual um sistema estará disponível, informação fundamental tanto para a proposição do tempo de garantia de um determinado produto quanto para a gestao da manutenção de um ambiente fabril.
Sendo assim, esse trabalho tem como objetivos: apresentar os conceitos básicos da engenharia de confiabilidade; destacar como sua utilização pode contribuir significativamente no processo de tomada de decisão associado à gestão da manutençao industrial.
PALAVRAS–CHAVE: engenharia da confiabilidade, distribuição weibull.
1- INTRODUÇÃO
1.1- A gestão da manutenção como Instrumento de Competitividade
As frequentes mudanças ocorridas na economia têm levado as empresas a procurarem diferenciadores em seus processos produtivos. Não basta somente produzir a um menor custo, deve-se agregar ao produto qualidade, preço e prazo de entrega (Slack 2008). Neste sentido, as empresas devem projetar produtos que tenham o máximo de valor agregado com custos reduzidos, a fim de aumentar a produtividade. Segundo Teixeira (2004), a