Preparação do gás nitrogênio
Experimento nº 2
Produção do gás nitrogênio
1 – Objetivo
Produzir o gás N2 com base em reações de dupla troca e captura do gás com a técnica do deslocamento de água.
2 – Introdução
O nitrogênio, cujo símbolo químico é N, encontra-se na natureza em formagasosa (N2), iônica (NH4+, NO2- e NO3-) e ainda, não menos importante, em diversas estruturas orgânicas como aminoácidos (unidades fundamentais das proteínas) e nucleotídeos (subunidades formadoras do RNA, DNA e do ATP), além de outros diversos compostos como os alcaloides.
O gás nitrogênio (N2), que compõe 78% das partículas do ar, é incolor, inodoro e principalmente inerte em condições ambientais, o que garante que o oxigênio (O2) disperso na atmosfera não incendeie a vegetação do planeta. A não reatividade e a abundância deste composto desafiaram os cientistas do início do século 20 a buscar maneiras de transformar o nitrogênio gasoso em formas iônicas utilizáveis.
As aplicações industriais dos compostos de nitrogênio são bastante variadas: fertilizantes, explosivos, medicamentos, cosméticos, pigmentos, nylon, entre outras. E embora amplamente empregado e abundante na natureza sua obtenção em forma utilizável não é fácil. Vamos conhecer as formas como o nitrogênio se apresenta e as relações entre elas.
3 – Materiais * Kitassato * Mangueira de borracha * Suporte * Rolhas * Cuba * Bico de Bunsen * Tubos de ensaio
4 – Reagentes * Cloreto de amônio – NH4Cl * Nitrito de sódio * Água destilada
5 – Procedimento
Foi montado um esquema para a produção/coleta do gás conforme a Imagem I, utilizando o kitassato no lugar do erlenmeyer; transferido ao kitassato 4g de cloreto de amônio, 5g de nitrito de sódio e 30 mL de água destilada, tampado o recipiente com uma rolha e aquecido-o suavemente até a liberação do gás. Capturado ele com um tubo de ensaio e depois exposto o gás à chama de um palito de fósforo.
Imagem I – esquema da montagem