Nitrogenio
1° EXPERIMENTO
PREPARAÇÃO DO NITROGÊNIO
Nome: Bianca Del Pino Silveira Turma: 2°QUIT
Disciplina: TMI II Prof. : Vanessa Guerra
Data do experimento: 24/02/2015
Suzano
2015
1. Objetivo
Isolar o gás nitrogênio através da reação de cloreto de amônio (NH4Cl) e nitrito de sódio (NaNO2).
2. Introdução Teórica
Nitrogênio ou azoto é um gás, diatômico (isto é, encontrado na natureza comumente sob a forma de dois isótopos do mesmo tipo combinado), sendo o sexto elemento mais abundante em todo universo. O nitrogênio é encontrado livre nos meteoritos, gases de vulcões, minas, algumas fontes minerais, no Sol e demais estrelas, bem como nas nebulosas. Não é inflamável nem combustível. O ar atmosférico contém cerca de 78,09% de nitrogênio. Este gás é ligeiramente mais leve que o ar e ligeiramente solúvel na água.
O nitrogênio é obtido por meio da destilação do ar. O processo retira o ar da atmosfera, que é então filtrado, comprimido e resfriado. Por meio destas etapas são extraídos os teores de água, gases indesejados e impurezas. O ar purificado passa então por uma coluna através da qual são separados nitrogênio, oxigênio e argônio, no estado líquido.
A produção de sais de nitrogênio pode ser feita em indústrias químicas, a partir do nitrogênio do ar. Combina-se o nitrogênio com o hidrogênio, produzindo-se amoníaco, que é então usado para fabricar sais de nitrogênio.
3. Parte Experimental
3.1. Materiais Utilizados
Kitassato
Mangueira
Bico de Bunsen
Tubo de ensaio
Rolha
Bacia
Suporte Universal
Garra
3.2. Reagentes
Cloreto de amônio (NH4Cl)
Nitrito de sódio (NaNO2)
Água Destilada (H2O)
3.3. Procedimento
Inicialmente, adicionou-se no kitassato, 4g de cloreto de amônia (NH4Cl), 5g de nitrito de sódio (NaNO2), 30ml de água destilada (H2O) e misturou-se. Depois, montou-se a aparelhagem indicada (figura 1) e iniciou-se o aquecimento usando-se o Bico de Bunsen. Enquanto a solução era aquecida, colocou-se a mangueira no tubo de ensaio que estava