Recursos humanos
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a Deus nosso senhor, pela dádiva da vida e pela sabedoria.
Em segundo lugar gostaria de agradecer meus pais pela dedicação e apoio psicológico e financeiro, pelos três anos.
Pelo incentivo ao estudo e pelo alcance dos meus objectivos. Por fim gostaria de agradecer os meus professores pela paciência que tiveram comigo.
2. DEDICATÓRIA
Dedico esta realização aos meus colegas que com o seu amor e alegria e muita paciência nos ajudaram a superar todas as dificuldades a fim de poder produzir este trabalho.
Quero também dedicar este esforço aos nossos pais por possibilitar a nos o estudo, mesmo muitas vezes enfrentado dificuldade económica, privando-se ate mesmo de confortos para poder prover aos filhos alimento e, principalmente, a maior riqueza seus princípios de vida.
3. INTRODUÇÃO
Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos frequente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto dos directores da organização. Durante muito tempo ficou associada à forma coerciva como organização tratava os seus trabalhadores. Depois de algum tempo adquiriu o nome de Administração de Recursos Humanos e só depois gestão de recursos humanos (GRH). Após os anos 90, com a designação de Gestão de Pessoas, esta última é a mais actual e melhor aceita, isto porque trouxe uma lufada de ar fresco, mais flexibilidade e, acima de tudo, começou a preocupar-se com os trabalhadores, a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano de cada organização, capacitando e desenvolvendo os trabalhadores com a preocupação no profissional e na pessoa. Levando-se em conta que se a pessoa estiver bem, o profissional será mais