preparação de uma solução
A atmosfera é uma solução gasosa na qual se encontram dispersões, tais como colóides ou soluções coloidais, suspensões e soluções verdadeiras.
A dispersão de tiossulfato de sódio penta-hidratado com água é uma solução verdadeira.
As soluções verdadeiras ou simplesmente soluções são misturas homogéneas de duas ou mais substâncias constituindo uma só fase.
Uma solução obtém-se a partir da dissolução do soluto (fase dispersa) no solvente (fase dispersante).
Nas soluções as partículas constituintes, quer no soluto quer no solvente, são inferiores a 1nm e podem ser átomos, moléculas ou iões. Como tal, não são visíveis ao Microscópio normal. Também nestas, não se podem separar os diferentes componentes (soluto e solvente) com nenhum tipo de filtro e estas podem existir em qualquer dos estados físicos da matéria.
A grande maioria das soluções está no estado líquido. De entre estas as mais comuns são as soluções aquosas, que são aquelas em que o solvente é a água.
As quantidades de soluto e solvente, existentes numa dada solução podem relacionar-se através da concentração.
As soluções podem ser classificadas em três categorias, diluídas, concentradas e saturadas.
Quanto maior for a quantidade de soluto presente num dado volume de solução, maior é a sua concentração. Por isso, nas soluções mais concentradas existe maior quantidade de soluto do que nas soluções diluídas, para um mesmo volume de solução.
Há ainda a considerar as soluções saturadas que são as que contém a quantidade máxima de soluto dissolvido, a uma dada temperatura. Caso se adicione mais soluto á solução já saturada, o soluto em excesso precipitará. A maior ou menor facilidade com que a solução se satura depende da solubilidade dos solutos. Protocolo
Material:
-solução tiossulfato de sódio penta-hidratado concentrada
-espátula
-vidro de relógio
-goblé
-balança
-vareta
-balão volumétrico
-funil
-esguicho de água
-conta gotas
Procedimento:
1- Calculou-se a