Preparação de uma solução
Este relatório de foi realizado no âmbito disciplinar de Física e Química A, solicitado pela professora x, após a realização de uma aula prático-laboratorial acerca da preparação de soluções.
Em, primeiro lugar convém, então, salientar que o manuseamento de reagentes implica o conhecimento das normas de segurança a respeitar, bem como as propriedades próprias do soluto, que obrigam a procedimentos particulares, nomeadamente o uso de luvas e de bata.
O soluto que se utilizou nesta atividade prático-laboratorial é um composto denominado sulfato de cobre penta-hidratado, cuja fórmula química éCuSO4.5H20. O Sulfato de Cobre (II) ou Sulfato Cúprico é um composto químico cuja fórmula molecular é: CuSO4. Este sal existe sob algumas formas, que diferem pelo seu grau de hidratação. Deste modo, este é geralmente encontrado na sua forma penta-hidratada (CuSO4.5H2O), sendo um sólido cristalino, de cor azul-escura.
Portanto, nesta actividade laboratorial procedeu-se à diluição de uma concentração, procedimento este que consiste na adição de solvente a uma solução a fim de que se torne menos concentrada. Para isso, iniciou-se a noção de factor de diluição, ou por outras palavras, a relação entre o volume da solução diluída e o volume da solução mais concentrada de que se partiu.
Assim, tentámos aplicar os conhecimentos teóricos que adquirimos nas aulas relativos às soluções e às composições quantitativas.
Objetivos da Experiência
A presente atividade prático-laboratorial teve como objetivos centrais a:
. Preparação de uma solução inicial de sulfato de cobre penta-hidratado (CuSO4.5H2O) de concentração 0,020 mol/dm3;
. Preparação de uma solução diluída de 50,0 ml a partir da solução anterior, com factor de diluição 4.
ATIVIDADE EXPERIMENTAL
MATERIAL, equipamento e REAGENTES:
Material laboratorial:
. Balança analítica de precisão ± 0,01g
. 2 Balões volumétricos de 50 ml;
. Vidro de relógio;
. Esguicho com água desionizada;
. Espátula;
. Pipeta