Preparação de solução.
PROFa. Dra CRISTIANA DA SILVA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
PREPARAÇÃO DE SOLUÇÃO andresa stadler; DANIEL DE OLIVEIRA; FLÁVIA VERMELHO e Gabriele vieira
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Medianeira, Curso superior em Tecnologia em Gestão Ambiental. Medianeira-PR, Brasil.
Resumo
Foi realizado no dia 09 de junho de 2015 a aula prática sobre preparação de solução. A turma como de costume foi separada em grupos cada qual responsável por seus materiais. Logo após a introdução e a resolução de alguns cálculos - concentração simples, massa molar, pureza entre outros -, que seriam utilizados para aquela aula, deu-se inicio aos experimentos. A ideia era a de preparar duas soluções; uma ácida - HCl -, e a outra básica - NaOH. Logo após a preparação, os produtos foram reservados em potes, cada um contendo etiquetas para sua identificação que serão dadas na próxima aula.
Palavras chaves:, concentração simples, massa molar, pureza.
* Autores correspondentes : i995d4n13l@hotmail.com, andressa-stadler@outlook.com, gabyy_edy@hotmail.com.
introdução
Grande parcela dos métodos de análise química passa pelo preparo de soluções. Por isso, é fundamental ficar a par dos diversos modos de expressar a concentração das soluções, saber trabalhar corretamente com a balança analítica e com as vidrarias utilizadas no preparo de uma solução e fazer os cálculos necessários para o seu preparo. É comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente. Já sobre a saturação, pode-se afirmar que a solução é insaturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto inferior ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura; saturada quando contém, a uma determinada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido exatamente igual ao coeficiente de solubilidade nessa temperatura; e supersaturada quando contém, a uma determinada