Preparação de cosméticos
Laboratório Piloto
Desenvolvimento de Processos
Campinas, 26 de Abril de 2011 1. Introdução
Desenvolvimento de Processos é a área do laboratório piloto onde são desenvolvidos produtos de cosméticos em escala de bancada, ou seja, pouca quantidade e que vão ser feitas análises de qualidade para certificar se o processo está aprovado nos requisitos físico-químicos, matéria ativa e aparência.
Os principais equipamentos e ferramentas desta seção são: balança semi-analítica, aquecedor de banho Maria, espátulas, viscosímetro, béquer, termômetro e copo de Inox, que são utilizados na preparação de Shampoo, condicionador e creme.
Nessa bancada, trabalham sete técnicos divididos em três sub-grupos, que farão um rodízio de produtos, deste modo fica muito próximo ao que as indústrias precisam para desenvolver seus processos, fazendo com que o técnico ganhe experiência com seus colegas de classe e aprenda um pouco de política e organização no trabalho.
2. Atividades Realizadas e Discussão
• Preparação de Shampoo:
A regra geral para a preparação de Shampoo é calcular a quantidade necessária de reagentes para um dado volume e fazer as seguintes etapas: 1- Aquecer a água e adicionar o Nipagin M que são ativos contra fungos e leveduras 2- Adicionar o Comperlan KD que tem como propriedades: estabilizadora de espuma, espessante e sobreengordurante. 3- Adicionar o Texapon N que é o princípio ativo por sua boa detergência. 4- E por fim, analisar pH e corrigir com ácido cítrico 10%, medir a viscosidade e se necessário adicionar Cloreto de Sódio ( NaCl ) para que o produto fique mais viscoso.
Observação: É muito importante aquecer a água até 80ºC para depois adicionar os demais produtos, e agitar sempre suavemente para que não crie bolha e nem quebre a emulsão.
• Preparação de Condicionador:
A regra geral para a preparação de Condionador é