Preparação acetato de butila
Os álcoois são compostos orgânicos que possuem em sua estrutura um ou mais grupos hidroxila (OH) ligada a um carbono saturado. São classificados quanto ao número de hidroxilas (monoálcool, diálcool, etc.) e quanto a posição da hidroxila (primário, secundário, etc.) (Barbosa, 2004).
O etanol é o mais comum dos álcoois, também conhecido como álcool etílico ou simplesmente álcool (fórmula molecular: CH3CH2OH) é obtido por meio da fermentação de carboidratos, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído. É conhecido principalmente como um componente essencial de bebidas alcoólicas. Também é utilizado como antisséptico em vários produtos, como líquidos para gargarejo bucal, desodorantes, cremes de barbear, etc. (Barbosa, 2004).
As moléculas dos álcoois são solúveis tanto em substâncias polares como apolares, a miscibilidade do álcool acontece devido à existência de polaridade e apolaridade em sua molécula, ou seja, o álcool é solúvel em água como também em gasolina, como exemplo. O grupo OH, é a parte mais reativa encontrado em sua estrutura havendo assim ambas possibilidades do composto reagir: quebra da ligação oxigênio --- hidrogênio (RO --- H) havendo neste grupo a formação de alcóxidos ou oxidação, e quebra da ligação carbono – oxigênio (RCH2 --- OH) havendo neste reações de substituição e desidratação dos alcoóis(eliminação de H2O) (Barbosa, 2004).
Os álcoois funcionam como substâncias anfóteras, isto é, ora se comporta com ácido, ora como base, ambos muito fracos. Tudo dependerá principalmente da natureza do outro reagente. O álcool etílico, também chamado de álcool etílico, sofre oxidação sob a ação de solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de Ácido Sulfúrico (H2SO4) diluído, formando Aldeído Acético. As reações podem ser monitoradas pela mudança na coloração e pelo odor característico do aldeído formado (Barbosa, 2004).
REFERÊNCIA
BARBOSA, Luiz Cláudio de Almeida. Introdução