Relatório de qo (acetato de butila)
Turma:A das 18:30
São Bernardo do Campo 14 de março 2013 Preparação do Acetato de Butila e Purificação
Objetivo:Obtenção do Éster
Procedimento
Parte A – Preparação do acetato de Butila
Em um balão de 250 ml de boca esmerilhada misturou-se 23 mL de álcool n-butilico com 28 mL de ácido acético glacial , adcionou-se cautelosamente 0,5 mL de acido sulfúrico concentrado, adiciou-se algumas pérolas de vidro, para evitar ebulição tumultuosa . Mediu-se o volume de ácido sulfúrico com pipeta graduada . Adaptou-se o condensador de refluxo e aqueceu-se a ebulição sobre a tela de amianto por 50 minutos. Após ter deixado 50 minutos em refluxo coletou-se o acetato de butila.
PARTE B – Purificação do Acetato de Butila
Verteu-se a mistura sobre 125 mL de água destilada em um funil de separação , agitou-se o funil de separação e eliminou-se boa parte do gás, desprezou-se a camada aquosa inferior e logo após adicionou-se mais 50 mL de água destilada , agitou-se o funil de separação eliminou-se o gás e desprezou-se a camada aquosa , depois lavou-se o éster com uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio e finalmente com 25 mL de água, secou-se o éster com cerca de 3 g de anidro , filtrou-se utilizando um funil analítico e o papel seco diretamente para um balão de destilação.
Destilou-se em manta de aquecimento, recolhendo-se a fração de Acetato de Butila entre 124º -126º C.
Resultado e Discussão
Durante o processo de purificação do acetato de butila, adicionamos água para ionizarmos o ácido sulfúrico, para podemos retirá-lo da solução, após agitação abrimos a tampa do funil de separação e podemos observar que a pressão externa auxilia na separação de fases, abrimos a válvula do funil e realizamos a primeira separação, repetiu-se o mesmo processo, em seguida adicionamos